Princípios Sistêmicos Aplicados No Trabalho

Há três princípios sistêmicos ou leis que atuam não somente na profissão, mas também na saúde, relacionamentos e na vida em geral. A esses princípios chamamos de essenciais. Assim como o essencial a uma planta é a terra, os nutrientes e a água, assim são esses princípios para o sistema familiar e para tudo o que fazemos em nossa vida. Todo o resto segue a isso.

O primeiro deles fala sobre a procedência, o que deve vir primeiro e a ele damos o nome de ORDEM. Dentro do circulo de trabalho ele se aplica no entender que a dedicação e o empenho são fundamentais, mas não essenciais. Quando conseguimos aplicar isso, nos acalmamos e podemos nos exigir menos e dessa maneira o estresse desaparece.

Quando surgem sintomas de estresse e estafa, ainda devemos olhar para o que está havendo de desequilíbrio, prestar atenção se não estamos oferecendo ou exigindo demais. Esse é o segundo principio, a lei do EQUILÍBRIO ENTRE O DAR E O RECEBER.

O terceiro princípio ou lei é chamado de PERTENCIMENTO. Quando falta êxito em nosso trabalho devemos nos perguntar o que falta ser incluído, e que ao ser incluído, fará com que tudo surja?

Se você tem tido problemas com falta de êxito no âmbito do trabalho, tire um tempo para você e anote em um caderno as seguintes perguntas:

PERTENCIMENTO: O que precisa ser incluído? O que é essencial, o que é necessário ser feito?

EQUILÍBRIO ENTRE DAR E RECEBER: Como estou retribuindo o que tenho recebido? Sou grato ou sou exigente? Sou pleno ou sou carente? O meu trabalho serve a quem? O meu trabalho serve a que? Ou ainda: A que eu quero que o meu trabalho sirva?

ORDEM: Qual é o lugar que o trabalho ocupa na minha vida? Eu quero tirar ou oferecer a ele? Eu estou a serviço do meu trabalho ou ele de mim? Como eu me sinto em relação ao trabalho: abençoado ou castigado?

Texto baseado no livro “Além do Aparente” de Olinda Guedes.

Carolina Palma Priotto
Constelação Sistêmica Familiar Individual e em Grupo
Foz do Iguaçu e Santa Terezinha De Itaipu

(45) 99969-8549



Comentários

  1. Esses princípios são fundamentais. A contextualização ajuda bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário